sexta-feira, 4 de novembro de 2016

IGREJA DE SANTA EUFÉMIA


Ponto de Partida: Castelo de Penela
Coordenada GPS: N 40º 01.866' W 008º 23.433'

Ponto de Chegada: Igreja de Santa Eufémia
Coordenada GPS: 

Road Book descritivo: Visita feita a pé

História:
A primeira referência documental à igreja de Santa Eufémia data de 1254, respeitando a um templo então situado nos arrabaldes da povoação murada de Penela. O edifício actual, resultante de uma reconstrução iniciada na primeira metade do século XVI, é um exemplar bastante representativo da arte da renascença na região de Coimbra.
O corpo da igreja assenta sobre um alto embasamento, vencido na fachada principal por escadaria de dois lances opostos, com patamar intermédio e balaustrada em mármore. A fachada, de linhas tendencialmente verticais, é vazada por elegante portal de verga recta, apilastrado, também em mármore. O portal, epigrafado com a data de 1551, possui molduras e frisos delicadamente lavrados. É flanqueado por dois tondi com bustos salientes, e encimado por grande óculo redondo, sob o pano central da fachada, rematado em empena triangular. A Sul adossa-se a sineira, de planta quadrada, com janelões redondos e coroamento piramidal, e a Norte o corpo da sacristia.

O interior é de três naves com cobertura de madeira, definidas por arcos redondos assentes em colunas toscanas. A capela-mor, acessível através de arco redondo, é coberta por abóbada de meio canhão em quatro tramos, e possui um retábulo barroco, em talha, da época de D. Pedro II, com pintura anódina do século XIX (1837). As restantes capelas conservam algumas imagens interessantes, como uma Nossa Senhora com o Menino, atribuível a alguma oficina coimbrã de finais do século XV, ou o retábulo em pedra de Ançã da capela do Espírito Santo ou do Pentecostes, este de meados do século XVI. De destacar ainda uma pia baptismal, com pé oitavado e motivos decorativos manuelinos, para além do acervo de azulejaria coimbrã, testemunha da produção regional de qualidade ao longo de alguns séculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário